terça-feira, abril 5

Olá, café?

Normalmente, os assuntos que eu dilacero em meus sites, são os que me rondam e os que eu imagino que sejam importantes, ou que, pelo menos, chamem à minha atenção. Já que é assim, vamos falar de café!
Estava querendo compartilhar umas dicas que eu peguei por aí sobre como melhorar a qualidade do meu café e algumas formas de diferenciar o cardápio, aumentando as nossas habilidades culinárias. 




Algumas informações curiosas : O café contém cafeína, uma droga que age como estimulante físico e mental. Bebê-lo provoca uma ligeira dilatação nos vasos sangüíneos, fazendo com que um maior volume de sangue corra do coração para o cérebro. De acordo com a lenda, o café foi descoberto na Etiópia quando pastores notaram que seus rebanhos ficavam acordados a noite inteira depois de se alimentarem com folhas e frutos do cafeeiro. 

Algumas formas de deixar o seu café ainda mais gostoso com dicas básicas : Prepare somente a quantidade que vai ser consumida imediatamente ou no máximo durante a hora seguinte. Os coadores de pano devem ser lavados somente com água, jamais com detergentes, alvejantes ou mesmo com o café que sobrou. A água utilizada deve ser pura e limpa, preferencialmente filtrada ou mineral. A água não deve ferver (90º C). Acima de 100º C, a água modifica suas propriedades e pode "queimar" o café. Imediatamente antes da fervura, umedeça todo o pó para garantir uma extração homogênea. Em seguida, despeje a água lentamente (em fio) bem no centro do filtro e sem mexer. (fonte: http://www.dicasdebebidas.com.br/ntc/default.asp?Cod=42)

Estava aqui passeando pelo wikipédia há tempos e queria mostrar isso pra vocês :

A maioria das pessoas que consomem café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos:
 * O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras por dia) exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
 * A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café. No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina (A dopamina é um neurotransmissor, precursor natural da adrenalina e da noradrenalina. Tem como função a atividade estimulante do sistema nervoso central).
* O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.




 * O café solúvel apresenta sabor diferenciado frente ao torrado e moído, em geral mais suave e com notas de caramelo. 











As variações e os tipos de expresso :
  • Caffè espresso: o termo formal italiano. Na maioria dos países, apenas espresso, 30 mL extraídos em aproximadamente 25 segundos. Em Portugal diz-se simplesmente café.
  • Ristreto (curto): com menos volume e água, conseqüentemente um sabor mais puro e forte, 10–20 ml. Em Portugal diz-se simplesmente café curto ou italiana.
  • Lungo (longo): mais água (quase o dobro) passa pelo café moído, resultando em um sabor mais fraco, 40 mL. Em Portugal diz-se simplesmente café comprido ou cheio.
  • Doppio (duplo): dois shots de espresso numa xícara, aprox. 60 mL.
  • Caffè Macchiato (manchado): uma pequena quantidade de espuma de leite vaporizado sobre um espresso; ordem invertida no Starbucks e outras cafeterias para outros tipos de macchiatos, com espresso adicionado a uma grande quantidade de leite vaporizado.
  • Cappuccino tradicionalmente, uma bebida com ⅓ espresso, ⅓ leite vaporizado e ⅓ de espuma de leite vaporizado, mas em alguns lugares do mundo se acrescenta um pouco de pó de chocolate e/ou canela.
  • Latte: abreviação de caffè latte, ou café com leite, bebida baseada no espresso com uma quantidade igual de leite vaporizado, com pouca ou nenhuma espuma de leite vaporizado. Em Portugal diz-se meia-de-leitegalão (maior do que a meia-de-leite e servido em copo).
  • Flat White: bebida de café muito popular na Austrália e Nova Zelândia, feito com ⅓ de espresso e ⅔ de leite vaporizado.
  • Cortado : espresso "cortado" com uma pequena quantidade de leite quente para reduzir a acidez. Em Portugal diz-se pingo (no Porto) ou garoto (em Lisboa).
  • Mocha : um latte com chocolate.
  •  Affogato (afogado): servido sobre sorvete. Hmmm!

Café de hoje > Super fácil de fazer, delicioso e uma ótima forma de você impressionar seus amigos se eles  também forem amantes de café OU NÃO. (Eu mesma fiz, experimentei e adorei!) 

Olho nos ingredientes :
  • 1 copo de leite quente (250 ml)
  • 3 colheres de Nescau
  • 2 colheres de capuccino em pó                                                                                                                                                                                                                                                           Espero que gostem desse pequeno tópico de uma bebida que me pega de jeito todos os dias. See you later, alligator!

Nenhum comentário:

Postar um comentário